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A demarcação de pavimentos é um recurso importante de comunicação da rodovia com o motorista, particularmente a demarcação horizontal, pois ela oferece um fluxo contínuo de informações inviáveis de serem feitas através da demarcação vertical ou por marcas. Faixas de demarcação horizontal mais largas (acima de 10cm) se mostraram benéficas nas áreas onde um alto grau de delineamento é exigido:

  • Curvas horizontais;

  • Estradas rurais;

  • Estradas com acostamento estreito ou sem acostamento;

  • Zonas de obras;

  • Áreas com significativa população de motoristas idosos.

Melhoria visual para resposta rápida dos motoristas às condições da rodovia resultam dessa demarcação superior. A detecção visual em distâncias maiores, em condições noturnas, e a visão periférica são otimizadas através das faixas mais largas. Esse recurso pró-ativo pode reduzir a carga de trabalho e a fadiga do motorista, ajudando-o a se manter na pista de rolamento.

Motoristas com mais de 65 anos podem se beneficiar significantemente das faixas horizontais mais largas ou mais brilhantes, uma vez que eles necessitam 4 vezes mais luz do que quando tinham 20 anos para enxergar a mesma coisa.

Razões para especificar faixas mais largas

Custo/benefício
T.R. Miller, em estudos dos anos 90, demonstrou que, em média, cada dólar aplicado em demarcação horizontal oferece 60 dólares de retorno sobre o investimento, em termos de segurança.
O estudo compara vias demarcadas com vias sem demarcação horizontal.
Redução de colisões
A redução de colisões nas áreas onde faixas mais largas foram implementadas foi observada em muitos estudos:
  • O DOT do estado de Montana (EUA) implementou faixas mais largas como parte do "Programa de Melhoria do Corredor para Motoristas Idosos". As colisões se reduziram em 18% entre motoristas idosos e 8% considerando todos os motoristas.
  • No município de Morris, NJ (EUA), em uma área onde se instalaram faixas com largura de 20cm,as colisões foram reduzidas em 16% comparando com os 8% em outros locais do estado.
  • O Estado da Florida (EUA) implementou faixas mais largas em 1992 como parte do "Programa do Motorista Idoso". Hoje todas as faixas na Florida têm 15cm. A implementação foi baseada em pesquisas com motoristas idosos, que indicaram o benefício dessas faixas mais largas.
  • Em um estudo conduzido por Hughes, et al., da FHWA (Administração Federal de Rodovias - EUA), os pesquisadores descobriram que para rodovias com largura de 7,3m e acostamento menor que 1,8m com VDM entre 2000 e 5000 veículos, as rodovias demarcadas com faixa de bordo de 20cm constataram uma diminuição na taxa de colisões, na frequência de colisões e na taxa de colisões fatais e com ferimentos, comparadas com áreas demarcadas com faixas de 10cm. Esses números foram baseados em informações do DOT do estado de Alabama, envolvendo 300 milhas de rodovias rurais com pista dupla. Dados de colisões das rodovias da mesma categoria do estado de Dakota do Sul mostraram resultados semelhantes. O Alabama tem faixas do eixo e bordo com 15cm em todas as rodovias estaduais. O estado de Dakota do Sul tem bordos de 15cm nas rodovias rurais com acostamento menor ou igual a 60cm.

Medidas indiretas da Efetividade
A.M. Ward reportou em uma pesquisa na qual motoristas avaliaram a efetividade de demarcações de bordo com 20cm de largura e postes delineadores laterais no reforço da segurança de motoristas idosos. A Associação Americana de Aposentados (AARP), após o uso de uma pista para testes diurnos e noturnos, enterevistou os usuários, motoristas idosos. Os resultados:

  • 94% dos pesquisados disseram que a linha de 20cm afeta a forma deles dirigirem, especialmente quanto a se manter na rodovia e em sua faixa,
  • 93% disseram que a combinação de bordos de 20cm e postes delineadores totalmente reflexivos exerceram um efeito positivo na coleta de informações da rodovia, permitindo que se sentissem mais seguros e protegidos.

Avaliações de visibilidade
As avaliações de visibilidade das faixas mais largas, foco de pesquisa mais recente, mostraram resultados positivos. A literatura evidencia que faixas mais largas oferecem melhorias tanto na distância da detecção noturna como no estímulo da visão periferica, sendo entendidas como geradores de efeito positivo no controle do veículo e consequentemente evitando colisões.

Vida útil
O DOT de Nova Iorque pesquisou a vida útil das faixas de bordo mais largas. Concluiu que faixas mais largas suportam maior perda de material, resultante da abrasão mecânica, oferecendo boa visibilidade quando comparadas com as faixas de 10cm.

conclusão

Adotar faixas de demarcação mais largas em áreas com alta população de idosos ajudará em muito a sua segurança, garantindo-lhes mobilidade e liberdade.

Esta melhoria de segurança certamente beneficiará todos os motoristas.